quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


Nestes dias em que vivemos temos inúmeros exemplos e incentivos para o uso da tecnologia da educação, seja ela em que nível situar. Porem quando nos defrontamos com a tecnologia, em geral, temos uma visão parcial da mesma. De acordo com Pedro Demo “A linguagem do século XXI – tecnologia, internet permite uma forma de aprendizado diferente”. A escola ainda está dando os primeiros passos em relação ao uso da tecnologia enquanto lá fora as crianças está em contato direto com as diferentes formas tecnológicas.
O uso de métodos tecnológicos nos leva a assumirmos uma postura diferente em relação aos tradicionais métodos de aprendizagem uma vez que a passividade em aprender dar lugar a interação. Conseqüentemente a aprendizagem do aluno acontecerá de forma muito mais verdadeira e concreta. Claro que diante de tudo isso o educador precisa estar em constante aperfeiçoamento. É necessário que estude e busque a cada dia a construção de um conhecimento que vá de encontro com esse nosso paradigma de informações e saberes. Pois a tecnologia é algo inerente ao ser humano, seu inicio coincide com a primeira ação que o homem teve para adaptar-se ao meio em que vive e é responsável pelo sucesso que o ser humano tem dito no domínio da natureza. Assim, as mudanças na situação docente como a inserção das TICs, são necessárias e certas novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos ao bom uso das tecnologias como ferramenta necessária à linguagem do século XXI.



Após a reflexão que fiz sobre o seu texto, concluir que um dos fatores que diferencia espécie humana é sua capacidade gerar esquemas de ações sistemática, ensinando-os, aprendendo-os e transferindo-os para grupos distantes no espaço e no tempo.



Verifiquei que a nossa atuação como docente diante das mudanças com a inserção das TICs é muito importante, pois essa grande mudança começa com o professor. Não há como substituir o professor . Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se postar como tal.


Dentro da visão ampla que constatei após ler o seu texto, posso afirmar que a escola caracteriza-se como uma tecnologia, pois nada mais é que uma solução para a necessidade de proporcionar educação a sociedade.


Após a leitura que fiz e refleti sobre o seu questionamento, conclui que o educador poderá se sentir confortável se aprender a navegar e conhecer esses desafios do século XXI, estruturado para auxiliar os que estão começando a conhecer essa mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário