Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias
O currículo é constituído pelo: que é aprendido e ensinado (contexto); como é oferecido (métodos de ensino e aprendizagem); como é avaliado (provas) e os recursos usados (livros usados para ministrar os conteúdos e para o processo de ensino-aprendizagem). O currículo continua a ser frequentemente identificado, com o plano de estudo. Currículo significa, neste caso, pouco mais do que o elenco e a seqüência de matérias proposta para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou um curso, cuja freqüência e conclusão conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso.
As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologia.
O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integrada entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem o contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura.
Desenvolver projetos no âmbito do currículo é uma forma de favorecer o aprendizado do aluno na abordagem construcionista usando os recursos tecnológicos por meio da pedagogia de projeto. A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.
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